PBB 2011

A aventura começou no dia 19 de julho de 2011 no aeroporto de Guarulhos – SP, ansiosos com o que encontrariam em La Paz, com muita atenção preencheram todas as fichas de passagem e imigração, durante a viagem algumas paradas para estudar a língua espanhola foi importante para a comunicação posterior com os jovens bolivianos.

A chegada foi tranquila, porém a dificuldade da respiração na Capital mais alta do mundo foi notável logo na saída do avião, mas nada atrapalhava a motivação dos três jovens, Tiago Lopes Correa, Francielly Hellena Camilo e Eric Lima de Oliveira, que se propuseram a conhecer uma outra cultura por 10 dias.

A acolhida feita pelo Pe. Jan Pelczarski delegado da Bolívia e Pe. Alejandro Lazarecki Lapinski, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, foi calorosa, com direito a chá de coca para diminuir o desconforto da altura. A hospedagem foi na casa paroquial  no bairro Achumani.

Deste o instante da chegada até o final da viagem foram dias intensos, de muitas atividades. Já no primeiro dia os jovens brasileiros conheceram Pâmela Ramirez, jovem catequista do Crisma, e seguindo o rítmo da boa acolhida, foram levados a conhecer o cinema, no qual o filme Kung Full Panda estava em cartaz, foi uma experiência única, afinal não tinha tradução para o português.

Ao lado da paróquia existe o Seminário Maior São José Marello, onde 12 jovens se preparam para o sacerdócio. Com eles os três jovens brasileiros fazíam as refeições diárias e no segundo dia organizaram uma tarde de convivência, na qual foi apresentado um pouco da realidade da juventude e da cultura brasileira.

O terceiro dia começou cedo, a proposta foi conhecer o Colégio São José que ficava do outro lado da cidade no bairro Victória. Lá a conversa foi com 50 adolescentes do último ano do colegial, foi uma troca de experiências interessante, já que eles estavam ansiosos por conhecer um pouco do Brasil. Foi apresentado vídeos da juventude josefina brasileira, músicas, fotos... e ao final realizaram uma grande ciranda, em que todos dançaram e cantaram uma música brasileira ensinada pelos três.

Ainda no terceiro dia, fizeram um momento de trocas musicais com os seminaristas, em que os jovens brasileiros ensinaram danças tipícas do Brasil e eles danças típicas da Bolívia, foi um momento muito divertido e cultural.

Na manhã do quarto dia os três jovens foram encantados pela simpatia das crianças da primeira comunhão da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Com eles a conversa partiu para motivá-los a continuar na caminhada, seguindo os passos de Cristo. Na parte da tarde o encontro foi com cerca de 30 catequizandos do Crisma, na qual Pâmela era a catequista. Falando de sonhos e da realidade da juventude do Brasil foi apresentado um pouco do Projeto Brasil-Bolívia e constatado o desejo daqueles jovens de também conhecer outras culturas e ir além das fronteiras bolivianas.

Domingo, quinto dia de aventura, os três brasileiros passaram o dia na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, ao lado do Colégio São José, no bairro Victória. Na parte da manhã a conversa foi com os jovens do Crisma, entre dinâmicas, vídeos, fotos, músicas também foi apresentado o Projeto Brasil-Bolívia e mais uma vez nos olhos daqueles jovens brilhavam o desejo de também conhecer outros países. Deram ideias, sugestões e aos poucos o Projeto que antes era pensado apenas por brasileiros tomava formas bolivianas.

O almoço foi com Pe. Ricardo Vega, responsável pela Pastoral Juvenil e Vocacional da Bolívia e Pe. Renato Camboni, diretor do Colégio São José, no qual foi emendada uma longa conversa sobre a realidade da juventude josefina em La Paz. No final da tarde ainda aconteceu um encontro com os jovens também da catequese e do coral da paróquia, e aos poucos aqueles três brasileiros começavam a compreender um pouco da vida e da cultura da juventude boliviana. De volta a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe participaram da Santa Missa, a primeira de muitas, em espanhol.

No final deste dia foi possível para os três contemplar a metade do projeto.  Nestes cinco primeiros dias os três brasileiros sentiu forte a dificuldade de entender e de se fazer entender em outra língua, sentiram dificuldades físicas por causa dos efeitos da altitude além do corpo ainda estar se acostumando a uma alimentação diferente daquela que se tem no Brasil. O quem também foi muito intenso nesta primeira metade foi o contato com a juventude e sua realidade.

Percebeu-se que assim como no Brasil, na Bolívia os jovens também lutam muito: estudam, trabalham, pensam em entrar na faculdade, ter uma família... Enfim, vivem um rotina que ofusca muitas vezes os sonhos. E foi ai que notou-se uma das missões dessa primeira etapa: falar de sonhos! Duas frases acompanharam este momento: “nós somos do tamanho de nossos sonhos” e “um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, mas um sonho sonhado em comunidade se torna realidade”.

Como o Projeto BB, não é apenas trabalho, mas também diversão e turismo no sexto dia os três, guiados por Pe. Jan conheceram o Valle Del La Luna, um parque belissímo que  assemelha-se a geografia lunar, situado na cidade de La Paz. E para comemorar o dia de São Tiago, nada mais boliviano que comer frango no Pollos Copacabana, um fast food muito famoso na cidade.

O sétimo dia foi realmente de muita aventura, os três brasileiros fizeram o Downhill um passeio de bicicleta que começa a 4700m descendo a "La Carretera Mas Peligrosa del Mundo", até Coroico, uma pequena cidade a 1700m.

Dando continuidade ao turismo na Bolívia, na quarta-feira, oitavo dia, os três jovens saíram cedo com Pe. Jan para conhecer um pouco das antigas civilizações. Foram ao Templo Tiwanaku, hoje um sítio arqueológico pré-colombiano, muita história e mistério. Aproveitando a proximidade com a fronteira, chegaram ao Perú, almoçando na cidade de Desaguadero cercada pela beleza do Lago mais Alto do Mundo, o Titicaca, a 3821m é o segundo maior da América Latina em extensão.

Mesmo cansados, na noite de quarta ainda realizaram um grande encontro entre os jovens das duas paróquias josefinas. A proposta era apenas cambiar realidades, apresentar músicas e danças do Brasil, porém foi bem mais além, também se partilhou vidas, conquitas e anseios juvenis.

O penultimo dia foi destinado a compras e para conhecer o centro de La Paz, com direito a Museu da Coca e carne de Llama no almoço, comida típica da Bolívia. A noite, a última convesa com os jovens, desta vez apenas com as lideranças. A conversa seguiu o caminho de propor práticas, de dar continuidade a visita dos três jovens e o primeiro desafio aceito por eles foi a criação de um grupo de Pastoral Juvenil Josefino-Marelliana nas duas comunidades.

Chegado o décimo e último dia, era arrumar as malas, comprar o que ainda faltava e se despedir de todos os amigos bolivianos. Na tarde de sexta-feira realizou-se a ultima conversa com Pe. Jan, na qual os três brasileiros falaram de algumas impressões que tiveram durante a experiência e agradeceram a acolhida. Na parte da noite foram a comemoração do aniversário de Pâmela em sua casa. A viagem terminou no sábado (30.07) a tarde em São Paulo com uma comemoração surpresa para a Francielly que neste dia fazia aniversário.

Destes 10 dias de aventura, missão, voluntariado, diversão, turismo, mesmo nas dificuldades com altura, linguagem, frio é certo que cada momento valeu a pena para os três jovens brasileiros. Falar de Projeto Brasil-Bolívia é falar de despreendimento, de viver a cultura do outro como se fosse sua. É falar de estar a serviço do próximo e de Deus. É viver aquilo que não estamos costumados a viver, é sair do seu comodismo e viver o mundo. Olhar mais alto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário